História em quadrinhos sobre o Folclore Brasileiro!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Como capturar um Saci e porque ele vive na garrafa

O s Sacis pertencem originalmente ao Reino mágico do elemento Terra.  Esse reino é habitado por diversos grupos de graus diferentes de inteligência, sendo os mais conhecidos: os gnomos, duendes, gênios e algumas outras classes de seres mágicos.  Para os habitantes desse reino se manifestar no nosso mundo físico, eles precisam assumir formas semelhantes as dos humanos, os Sacis particularmente adotam a forma mais popular de um negrinho de uma perna só.

Os espíritos da terra são os mais próximos do homem e gostam de servi-lo, quando reconhecem sua superioridade moral e espiritual. Uma vez que reconhecem a pureza do coração humano podem ensinar muitas coisas ao seu feliz proprietário.

O major Benedito de Souza Pinto nos diz brevemente como apanhar um Saci do tipo Pererê

“Para se apanhar o pererê, atira-se um rosário sobre o corrupio de vento.

Mas é o Tio Barnabé personagem do Sitio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato, quem nos dá a descrição mais detalhada do procedimento:

“Arranja-se uma peneira de cruzeta e fica-se esperando um dia de vento bem forte, em que haja rodamoinho de poeira e folhas secas. Chegada essa ocasião, vai-se com todo o cuidado para o rodamoinho e zás! – joga-se a peneira em cima. Em todos os rodamoinhos há saci dentro, porque fazer rodamoinhos é justamente a principal ocupação dos sacis neste mundo. Depois, se a peneira foi bem atirada e o saci ficou preso, é só dar um jeito de botar ele dentro de uma garrafa e arrolhar muito bem. Não esquecer de riscar uma cruzinha na rolha, porque o que prende o saci na garrafa não é a rolha e sim a cruzinha riscada nela.

O que o sábio Tio não nos diz, é que essa garrafa deve ser escura, de preferência de cerveja ou vinho, isso porque os elementais da terra procuram o conforto da escuridão do subterrâneo ao primeiro sinal de perigo. A rolha pode ser marcada com qualquer símbolo de proteção, ou restrição de poder, como a já mencionada cruz, o pentagrama, o selo de Salomão etc.

Entretanto, é bom lembrar que a pureza moral e espiritual é pré-requisito essencial para o sucesso. Os seres elementais em geral, tentam a principio controlar e manipular qualquer humano que entrem em contato. E os 
Sacis não são exceção, eles utilizaram dos mais diversos truques para dominar seus pretensos “mestres”.

Uma vez que se convence de que o humano que o capturou é mais inteligente e possui uma força de vontade superior a sua, o Saci então, o obedecerá fielmente, mais que isso, se tornará o melhor amigo de seu 
proprietário.
Bibliografia:

BARDON, Franz. O caminho para tornar-se um verdadeiro Adepto – pela Editora Hermann Bauer
LOBATO, Monteiro. O Saci – pela Editora Brasiliense
ARAÚJO, Alceu Maynard . Folclore nacional – pela Editora Melhoramentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário