História em quadrinhos sobre o Folclore Brasileiro!

domingo, 21 de agosto de 2011

Dia do Folclore Nacional

Saci, Cuca, Homem do Saco e Boitatá no alto.



Segundo a UNESCO folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais. O termo surgiu em 1846 e foi criado por Ambrose Merton (aka Willian John Thoms) para se referir a tradição de um povo.

O conceito de Tradição é bem mais antigo do que nossa civilização. Em todas as eras, em todas as civilizações e em todas as culturas, podemos encontrar conhecimentos que eram passados de geração para geração, primeiro gestualmente, depois oralmente e por fim de maneira escrita. Esse conhecimento era o mais abrangente possível e envolvia (envolve) todos os aspectos da vida mundana e espiritual da sociedade.

No Brasil, o Congresso Nacional oficializou em 1965 o dia 22 de agosto como sendo o Dia do Folclore Nacional. Nesta data são valorizadas e praticadas danças, brincadeiras, culinárias e festas folclóricas por todo o país.

Bem, na verdade, essas coisas são feitas o ano todo, mas essa é uma data simbólica para preservar nossa memória cultural (e para os jovens fazerem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens, o que deve  ter trazido a maioria até esse blog)

Você deve estar se perguntando sobre as criaturas místicas. Afinal, essa é data que todos buscam informações sobre o Saci, o Homem do Saco, a Cuca, o Boitatá e etc...

Você encontra algumas informações do Saci aqui:


Um pouquinho dos homens do saco aqui:


nota: Existem vários Homens do Saco, eles não formam uma espécie, nem se quer um grupo, podem agir sozinhos ou em bandos, já foram associados (por preconceito)  a mendigos,ciganos, palhaços e até com o Bicho Papão... Mas na verdade eles são bem reais e podem ser qualquer pessoa,  independente da aparência. Por isso, é sempre bom ouvir os conselhos da vovó quando ela diz: “nunca aceite doce de estranhos”.

De alguns dos poderes da Cuca aqui:


Na webcomics associei o Boitatá as Salamandras que são os elementais do fogo. Você pode ver o resultado aqui:


Nota: Segundo a tribo Mawé o Boitatá é uma “Visage” de beira de rio que parece um fogo flutuando sobre as águas, os profanos o chamam de fogo fátuo e na língua geral dos índios é conhecido como Ariá-Wató.

Escreverei mais detalhes sobre isto, assim como dos demais seres mágicos do Brasil nos próximos episódios. Se precisar de alguma informação mais detalhada sobre alguma criatura, tenho estudado e colhido muitos relatos sobre o assunto, deixe um recado que responderei o mais rápido possível.

Espero vocês de volta!

Abraços e Feliz Dia do Folclore!

Bibliografia:

Até hoje o mundo indígena sempre foi relatado por estudiosos. Neste livro você conhecerá os preceitos e os conhecimentos de uma religião tradicional indígena em sua mais pura essência, desvendados por Yaguarê Yamã, um índio pesquisador que nasceu e vive na selva Amazônica.

·                                 Editora: Ibrasa
·                                 Autor: YAGUARE YAMA
·                                 ISBN: 8534802491
·                                 Origem: Nacional
·                                 Ano: 2004
·                                 Edição: 1
·                                 Número de páginas: 128

Um comentário:

  1. Olá André, boa lembrança essa do dia do Folclore.
    Parabéns pelo post!

    Ah, o novo cabeçalho do blog ficou maneiro!

    Grande abraço e muita paz!

    ResponderExcluir