História em quadrinhos sobre o Folclore Brasileiro!
Mostrando postagens com marcador Os folcloristas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Os folcloristas. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Preview Episódio IX


Olá pessoal! 

Essa é uma palinha do próximo episódio! Fui meio preguiçoso pra desenhar e confesso que não caprichei muito na colorização... Mas até o dia do lançamento vou aprimorando... vocês já me conhecem, né? Minha arte é assim mesmo, o importante é a mensagem...rs

Abraços!

Chegou agora? 

Os Folcloristas é uma história de magia, fantasia e aventura que se passa no Brasil nos dias atuais. Os personagens principais são a dupla Chefia e Saci que andam por diversos Estados ajudando os necessitados. Em suas aventuras eles se deparam com várias criaturas do Folclore Brasileiro e com a rica cultura desse imenso País.





quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Preview do Episódio VIII

Olá amigos, ai vai uma página do próximo episódio!


Comentem, opinem, divulguem! Muito obrigado pelas visitas e pelos comentários! 


Chegou agora? 

Os Folcloristas é uma história de magia, fantasia e aventura que se passa no Brasil nos dias atuais. Os personagens principais são a dupla Chefia e Saci que andam por diversos Estados ajudando os necessitados. Em suas aventuras eles se deparam com várias criaturas do Folclore Brasileiro e com a rica cultura desse imenso País.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Episódio VII

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4
No próximo episódio teremos a espetacular conclusão desse combate! Não Perca!

Chegou agora? 


Os Folcloristas é uma história de magia, fantasia e aventura que se passa no Brasil nos dias atuais. Os personagens principais são a dupla Chefia e Saci que andam por diversos Estados ajudando os necessitados. Em suas aventuras eles se deparam com várias criaturas do Folclore Brasileiro e com a rica cultura desse imenso País.


domingo, 21 de agosto de 2011

Dia do Folclore Nacional

Saci, Cuca, Homem do Saco e Boitatá no alto.



Segundo a UNESCO folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais. O termo surgiu em 1846 e foi criado por Ambrose Merton (aka Willian John Thoms) para se referir a tradição de um povo.

O conceito de Tradição é bem mais antigo do que nossa civilização. Em todas as eras, em todas as civilizações e em todas as culturas, podemos encontrar conhecimentos que eram passados de geração para geração, primeiro gestualmente, depois oralmente e por fim de maneira escrita. Esse conhecimento era o mais abrangente possível e envolvia (envolve) todos os aspectos da vida mundana e espiritual da sociedade.

No Brasil, o Congresso Nacional oficializou em 1965 o dia 22 de agosto como sendo o Dia do Folclore Nacional. Nesta data são valorizadas e praticadas danças, brincadeiras, culinárias e festas folclóricas por todo o país.

Bem, na verdade, essas coisas são feitas o ano todo, mas essa é uma data simbólica para preservar nossa memória cultural (e para os jovens fazerem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens, o que deve  ter trazido a maioria até esse blog)

Você deve estar se perguntando sobre as criaturas místicas. Afinal, essa é data que todos buscam informações sobre o Saci, o Homem do Saco, a Cuca, o Boitatá e etc...

Você encontra algumas informações do Saci aqui:


Um pouquinho dos homens do saco aqui:


nota: Existem vários Homens do Saco, eles não formam uma espécie, nem se quer um grupo, podem agir sozinhos ou em bandos, já foram associados (por preconceito)  a mendigos,ciganos, palhaços e até com o Bicho Papão... Mas na verdade eles são bem reais e podem ser qualquer pessoa,  independente da aparência. Por isso, é sempre bom ouvir os conselhos da vovó quando ela diz: “nunca aceite doce de estranhos”.

De alguns dos poderes da Cuca aqui:


Na webcomics associei o Boitatá as Salamandras que são os elementais do fogo. Você pode ver o resultado aqui:


Nota: Segundo a tribo Mawé o Boitatá é uma “Visage” de beira de rio que parece um fogo flutuando sobre as águas, os profanos o chamam de fogo fátuo e na língua geral dos índios é conhecido como Ariá-Wató.

Escreverei mais detalhes sobre isto, assim como dos demais seres mágicos do Brasil nos próximos episódios. Se precisar de alguma informação mais detalhada sobre alguma criatura, tenho estudado e colhido muitos relatos sobre o assunto, deixe um recado que responderei o mais rápido possível.

Espero vocês de volta!

Abraços e Feliz Dia do Folclore!

Bibliografia:

Até hoje o mundo indígena sempre foi relatado por estudiosos. Neste livro você conhecerá os preceitos e os conhecimentos de uma religião tradicional indígena em sua mais pura essência, desvendados por Yaguarê Yamã, um índio pesquisador que nasceu e vive na selva Amazônica.

·                                 Editora: Ibrasa
·                                 Autor: YAGUARE YAMA
·                                 ISBN: 8534802491
·                                 Origem: Nacional
·                                 Ano: 2004
·                                 Edição: 1
·                                 Número de páginas: 128

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Preview Episódio V

Olá pessoal, já que o site se chama Os Folcloristas, estou preparando material informativo para postar nas próximas semanas, serão mais detalhes sobre os mitos, as lendas e as culturas nas quais me inspiro! Também venho trabalhando no Episódio V, uma história da origem do Saci inspirada numa das fábulas de Esopo. Por enquanto vou postar um Preview:



Abraços!!!


terça-feira, 7 de junho de 2011

Episódio IV

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4

Página 5








É preciso não esquecer nada:
nem a torneira aberta nem o fogo aceso,
nem o sorriso para os infelizes
nem a oração de cada instante.


É preciso não esquecer de ver a nova borboleta
nem o céu de sempre.


O que é preciso é esquecer o nosso rosto,
o nosso nome, o som da nossa voz, o ritmo do nosso pulso.


O que é preciso esquecer é o dia carregado de atos,
a idéia de recompensa e de glória.


O que é preciso é ser como se já não fôssemos,
vigiados pelos próprios olhos
severos conosco, pois o resto não nos pertence



Cecília Meireles


Episódio V: Raíz







quinta-feira, 26 de maio de 2011

Em breve Episódio IV



Olá Galera! Estou terminando o novo Episódio, em breve estará online. Para o Episódio IV estou tentando técnicas diferentes, deixei de lado um pouco a vetorização e estou fazendo tudo “no braço”, estava evitando isso, pois meu traço não é firme e sou uma lástima como desenhista. Mas já que isso aqui é uma diversão, achei que valeria a pena arriscar coisas novas...

Ainda sou um desastre para colorir, mas estou acompanhando as dicas do Milton Kennedy e espero que nos episódios futuros eu possa aplicá-las na prática.

É isso...

Abraços!!!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Episódio III

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4

Página 5

Página 6

Nana Nenê versão moderna

Nana nenê que a cuca vem pegar
Papai "tá" de folga e mamãe foi trabalhar
A dona Cuca é muito inteligente
Ela usa truques para enganar agente

Senhora do medo assusta criancinhas
É venenosa e também malvadinha
Ouça um conselho que eu vou lhe dizer
Não confie nela, senão tu vai é morrer...

sábado, 2 de abril de 2011

Sobre Paranapiacaba



Resolvi escrever um pouco sobre a Vila de Paranapiacaba, local onde se passa o Episódio II. Minha família tem uma chácara naquela região e eu pessoalmente já encontrei algumas entidades mágicas por ali, a mais interessante foi um Lobisomem real, eles são bem diferentes do que se tem falado por ai, qualquer dia eu escrevo a respeito. Por enquanto, transcrevo as informações do site oficial da Prefeitura de Santo André sobre o distrito.


Patrimônio da Humanidade


Paranapiacaba, localizada a 50 km de São Paulo, é candidata a patrimônio da humanidade pela UNESCO

A cidade preserva, no alto da Serra do Mar, um importante patrimônio  histórico: a vila de Paranapiacaba. Localizada a 50 km da capital a vila nasceu a partir de 1860, com a instalação do acampamento dos trabalhadores da construção da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que ligaria o porto de Santos e o planalto. A ferrovia entrou em funcionamento em fevereiro de 1867, dando um grande impulso na economia com o aumento do volume do transporte do café, até então era transportado no lombo de burro numa viagem que poderia demorar vários dias.

O aumento do volume do transporte do café torna necessária a construção de uma segunda linha no final do século XIX. A ampliação demandou a permanência de um número significativo de trabalhadores para manutenção e operação da ferrovia. A empresa responsável pela operação da ferrovia, a São Paulo Railway Company (SPR), decide então construir a vila para abrigar estes trabalhadores.

A construção da vila, na Parte Baixa, segue as características inglesas com construções em madeira. Ao mesmo tempo, do outro lado da linha, na Parte Alta, são instaladas a Igreja Católica e o comércio para abastecer a vila. Em 1946, com a fim da concessão da ferrovia, a SPR é encampada pela União e passa a se chamar Estrada de Ferro Santos – Jundiaí. A Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA) assume a ferrovia em 1957. Em 1974 foi implantado um novo sistema de cremalheira.

Desde 2008 Paranapiacaba é candidata a patrimônio da humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Em outubro a candidatura foi incluída na lista indicativa brasileira que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encaminhará à UNESCO.

O patrimônio tecnológico e entorno da vila, composto por remanescentes da Mata Atlântica, foram tombados, em 1987 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), em 2002 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e no ano seguinte na esfera municipal, pelo Condephapaasa.

Prefeitura compra a Vila em 2002

Localizada no território de Santo André, a vila de Paranapiacaba, que pertencia à RFFSA, foi adquirida pela Prefeitura da cidade em 2002. Desde então a Administração Municipal tem investido na vila, com a preocupação de cuidar do patrimônio histórico e ambiental.

Uma outra preocupação é a geração de emprego e renda para os moradores locais. Para tanto a Prefeitura passou a instalar uma estrutura para receber os visitantes, bem como a incentivar a instalação de serviços de turismo, pousadas e restaurantes entre outros. O local passou a contar também com uma série de eventos que visam levar o público ao local. O principal evento é o Festival de Inverno de Paranapiacaba, realizado em julho, e que em 2009 chega à nona edição.

Construções inglesas e passeio de Maria-Fumaça são atrações

A Vila mantém até hoje suas características inglesas, seja nas construções, seja na constante neblina que cobre o local, lembrando o “fog” inglês. Uma das construções é a antiga residência do engenheiro-chefe da ferrovia. Construída em 1897, a maior casa de Paranapiacaba possui janelas que fornecem uma visão panorâmica da Vila e abriga atualmente o Museu Castelinho, centro de preservação do local.

Os visitantes podem conhecer ainda o antigo mercado, construído em torno de 1899; O Clube União Lyra Serrano, uma das últimas construções inglesas, erguida por volta de 1936, o local recebe as  atividades culturais e sociais.  Outras atrações são o relógio da estação e o campo de futebol do Serrano Atlético Clube.

O passeio de Maria-Fumaça é outra atração para quem visita Paranapiacaba. A linha turística, operada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com apoio da Prefeitura e a MRS Logística, funciona aos sábados, domingos e feriados, percorrendo um trecho de um Km, com saída da passarela que liga a Parte Alta à Parte Baixa da Vila. O passeio custa R$ 5,00.

A linha é composta por uma locomotiva a vapor inglesa Sharp-Stewart nº 10, de 1867, ano do início da operação da ferrovia em Paranapiacaba. Acoplado à locomotiva está o carro de passageiros de primeira classe em madeira de 1914, da SPR.

Turismo Ambiental

Em junho de 2003 a Prefeitura cria o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, uma Unidade de Conservação para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da vila. Numa área de quatro milhões de m² encontram-se exemplares de cedro, bromélias e orquídeas e, sua fauna silvestre com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros.

O parque conta com trilhas abertas que tem visitas controladas realizadas com os monitores ambientais, que são moradores de Paranapiacaba e foram capacitados pela Prefeitura de Santo André em conjunto com o Instituto Florestal. Os monitores estão habilitados a receber os visitantes e mostrar a beleza da área. O Parque está aberto de terça-feira a domingo das 8 às 16 horas.



Informações Gerais

Localizada na região sudeste do município de Santo André, no limite entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar, integrante da região metropolitana de São Paulo.
Santo André possui 55% do seu território em área de mananciais, que compõem o cinturão verde da cidade de São Paulo – vegetação de Mata Atlântica.
Clima: Sub-tropical úmido.
A vegetação é caracterizada pela Mata Atlântica.
Temperatura Média: verão – 22° C, inverno – 18° C
População Atual: 1.100 habitantes


PS : Essa é uma propaganda gratuita, mas caso tenha interesse em patrocinar Os Folcloristas, entre em contato. Qualquer ajuda é bem vinda!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Pausa pro Carnaval!!!



Olá galera,

Eu planejava postar o Episódio II antes do carnaval, mas infelizmente não será possível. Pra compensar deixo vocês com uma magnífica animação que faz parte do documentário "Somos todos Sacys" de Rudá K.Andrade e Sílvio do Amaral Rocha. A trilha original é do Quarteto Pererê e Gustavo Barbosa Lima.

Divirtam-se!!!

E bom Carnaval para todos!!!