História em quadrinhos sobre o Folclore Brasileiro!
Mostrando postagens com marcador hq online. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador hq online. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Episódio IX


Página 1

Página 2

Página 3
Página 4

Página 5


Chegou agora?


Emanuel da Silva, o Chefia, é um professor universitário especialista nos mitos e lendas brasileiras. Dono de um caráter muito generoso ele anda por todos os cantos do Brasil ajudando os necessitados de diversas maneiras. Para auxiliá-lo, possui um trunfo muito especial. Um saci que capturou há muito tempo devido aos conselhos de seu velho e sábio pai. 

A dupla enfrenta desde situações mundanas como um ladrão de velhinhas, até entidades folclóricas como o Homem do Saco, sempre com muito  bom humor. As coisas começam a complicar quando a Cuca descobre que um Saci foi adestrado por um humano. Intrigada a Senhora do Medo decide  investigar...

LEIA NA ORDEM



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Episódio VIII

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4

Página 5

Página 6




Olá pessoal, espero que tenham gostado do novo episódio! Depois dessa aventura, minha consideração por todos os desenhistas que atuam profissionalmente cresceu bastante, e olha que ela já era alta...rs


No próximo episódio teremos a estreia de um novo personagem o Pai Velho da Bahia, que vai contar como nascem os monstros e um pouco sobre o passado secreto da Cuca... Vejo vocês lá...


Abraços!!!


Chegou agora? 

Os Folcloristas é uma história de magia, fantasia e aventura que se passa no Brasil nos dias atuais. Os personagens principais são a dupla Chefia e Saci que andam por diversos Estados ajudando os necessitados. Em suas aventuras eles se deparam com várias criaturas do Folclore Brasileiro e com a rica cultura desse imenso País.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Episódio VII

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4
No próximo episódio teremos a espetacular conclusão desse combate! Não Perca!

Chegou agora? 


Os Folcloristas é uma história de magia, fantasia e aventura que se passa no Brasil nos dias atuais. Os personagens principais são a dupla Chefia e Saci que andam por diversos Estados ajudando os necessitados. Em suas aventuras eles se deparam com várias criaturas do Folclore Brasileiro e com a rica cultura desse imenso País.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Preview do Episódio VII


Estou indo passear lá pros lados de Minas Gerais! Quando voltar pego firme no Episódio VII (e tento caprichar melhor nas cores, não sou muito bom com cores...rs)

Abraços

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Episódio VI

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4

A Fonética, ou Fonologia, estuda os sons emitidos pelo ser humano, para efetivar a comunicação. Em outras palavras, é o ramo da lingüística que estuda os sons emitidos pela fala humana.

Decidi escrever um pouco sobre a fonética dos monstros para preencher esse restinho de espaço. Geralmente criaturas mágicas não têm corpos físicos, a maioria só tem o corpo espiritual, e algumas raras possuem um corpo astral. Quando essas criaturas se comunicam com os humanos, costumam faze-lo telepaticamente, sendo assim, elas utilizam-se do vocabulário que o receptor possui, muitas vezes, nesse contato, não é nem necessário o uso de palavras, apenas de imagens. Então, podemos supor que nesse tipo de comunicação, não existe a emissão de som (ao menos, o conceito cientifico de som).

Os monstros da história usam outro método (mais detalhes nos próximos capítulos). Eles produzem som, e se comunicam como os humanos. O Gorjala sofre de Loquacidade Desvairada, é a popular tagarelice, falar em excesso ou/e desordenadamente, sem dar tempo para os ouvidos escutarem e a mente refletir sobre os assuntos, o que geralmente causa confusão mental. Esse defeito foi associado pelo sábio São Tomás de Aquino a Gula, e como o Gorjala é um glutão, ele fala uma palavra atrás da outra.

A Cuca costuma sibilar. Isso é, produz um som agudo e prolongado quando diz palavras que soam como a letra S. Felizmente ela tem algum controle sobre esse probleminha, e só se entrega ao habito quando está zangada ou empolgada com alguma coisa. Mas isso faz com que eu coloque uma porção de S e Z onde eles não existem, toda vez que ela aparece na história...

Abraços!

Episódio VII: Nos tentáculos da Gula


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Episódio V

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4
Esse episódio foi baseado numa das fábulas de Esopo, segue uma das versões dessa fábula:


A RAPOSA E O LENHADOR - Esopo
Uma raposa era perseguida por uns caçadores, quando viu um lenhador e suplicou que ele a escondesse. O homem então lhe aconselhou que entrasse em sua cabana.
De imediato chegaram os caçadores, e perguntaram ao lenhador se havia visto a raposa. 
Com a voz ele disse que não, mas com sua mão disfarçadamente mostrava onde havia se escondido. Os caçadores não compreenderam os sinais da mão e se confiaram no que disse com as palavras. 
A raposa, ao vê-los irem, saiu sem dizer nada. 
O lenhador a reprovou porque, apesar de tê-la salvo, não agradecera, ao que a raposa respondeu:
- Agradeceria se tuas mãos e tua boca tivessem dito o mesmo.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Episódio II


Página 1

Página 2

Página 3

Página 4

Página 5


Ciranda: Meu pai tem um amiguinho!

Meu pai tem um amiguinho que vive na garrafa
Ele é muito arteiro, não há nada que não faça...
Faz mil travessuras, faz muita pirraça
Da suas brincadeiras eu não acho graça...

Atazana meu cachorro, o gato e periquito
Só tem uma perna é meio esquisito
Assusta todo mundo, deixa o povo aflito
Quando agente dorme, de zoação toca um apito...

A família pegou ele, lá no interior
No sitio do vovô, tocava o terror
Foi com uma peneira e um pito sedutor
Caiu na armadilha, não era tão assustador...

Papai tirou seu goro e ele está obediente
Agora usa seus poderes para ajudar agente
Protege quem precisa, é um herói bem diferente
Quando não ta fazendo arte, deixa o mundo mais contente...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Pausa pro Carnaval!!!



Olá galera,

Eu planejava postar o Episódio II antes do carnaval, mas infelizmente não será possível. Pra compensar deixo vocês com uma magnífica animação que faz parte do documentário "Somos todos Sacys" de Rudá K.Andrade e Sílvio do Amaral Rocha. A trilha original é do Quarteto Pererê e Gustavo Barbosa Lima.

Divirtam-se!!!

E bom Carnaval para todos!!!




domingo, 20 de fevereiro de 2011

Como capturar um Saci e porque ele vive na garrafa

O s Sacis pertencem originalmente ao Reino mágico do elemento Terra.  Esse reino é habitado por diversos grupos de graus diferentes de inteligência, sendo os mais conhecidos: os gnomos, duendes, gênios e algumas outras classes de seres mágicos.  Para os habitantes desse reino se manifestar no nosso mundo físico, eles precisam assumir formas semelhantes as dos humanos, os Sacis particularmente adotam a forma mais popular de um negrinho de uma perna só.

Os espíritos da terra são os mais próximos do homem e gostam de servi-lo, quando reconhecem sua superioridade moral e espiritual. Uma vez que reconhecem a pureza do coração humano podem ensinar muitas coisas ao seu feliz proprietário.

O major Benedito de Souza Pinto nos diz brevemente como apanhar um Saci do tipo Pererê

“Para se apanhar o pererê, atira-se um rosário sobre o corrupio de vento.

Mas é o Tio Barnabé personagem do Sitio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato, quem nos dá a descrição mais detalhada do procedimento:

“Arranja-se uma peneira de cruzeta e fica-se esperando um dia de vento bem forte, em que haja rodamoinho de poeira e folhas secas. Chegada essa ocasião, vai-se com todo o cuidado para o rodamoinho e zás! – joga-se a peneira em cima. Em todos os rodamoinhos há saci dentro, porque fazer rodamoinhos é justamente a principal ocupação dos sacis neste mundo. Depois, se a peneira foi bem atirada e o saci ficou preso, é só dar um jeito de botar ele dentro de uma garrafa e arrolhar muito bem. Não esquecer de riscar uma cruzinha na rolha, porque o que prende o saci na garrafa não é a rolha e sim a cruzinha riscada nela.

O que o sábio Tio não nos diz, é que essa garrafa deve ser escura, de preferência de cerveja ou vinho, isso porque os elementais da terra procuram o conforto da escuridão do subterrâneo ao primeiro sinal de perigo. A rolha pode ser marcada com qualquer símbolo de proteção, ou restrição de poder, como a já mencionada cruz, o pentagrama, o selo de Salomão etc.

Entretanto, é bom lembrar que a pureza moral e espiritual é pré-requisito essencial para o sucesso. Os seres elementais em geral, tentam a principio controlar e manipular qualquer humano que entrem em contato. E os 
Sacis não são exceção, eles utilizaram dos mais diversos truques para dominar seus pretensos “mestres”.

Uma vez que se convence de que o humano que o capturou é mais inteligente e possui uma força de vontade superior a sua, o Saci então, o obedecerá fielmente, mais que isso, se tornará o melhor amigo de seu 
proprietário.
Bibliografia:

BARDON, Franz. O caminho para tornar-se um verdadeiro Adepto – pela Editora Hermann Bauer
LOBATO, Monteiro. O Saci – pela Editora Brasiliense
ARAÚJO, Alceu Maynard . Folclore nacional – pela Editora Melhoramentos

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Episódio I

"Sê alerta e ativo como os Silfos, mas evita frivolidade e capricho. Sê enérgico e forte como as Salamandras, mas evita irritabilidade e ferocidade. Sê flexível e atento às imagens como as Ondinas, mas evita ociosidade e inconstância. Sê laborioso e paciente como os Gnomos, mas evita grosseria e avareza. Deste modo desenvolverás gradualmente os poderes da tua Alma e te capacitarás a comandar os Espíritos e os elementos. Pois se usares os Gnomos para satisfazer tua avareza, não mais os estarás comandando, mas eles te comandarão. Serias capaz de abusar das puras criaturas dos bosques e montanhas para encher teus cofres e satisfazer tua fome por Ouro? Degradarias os Espíritos do Fogo Vivo para servirem à tua cólera e ódio? Violarias a pureza das Almas das águas para alcovitar tua devassa luxúria? Forçarias os Espíritos da Brisa da Tarde a atender tua tolice e capricho? Saiba que com tais desejos tu apenas atrairás o Fraco e não o Forte, e que neste caso o Fraco terá poder sobre ti". - Liber Librae.

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4
Episódio II : O Homem do Saco