História em quadrinhos sobre o Folclore Brasileiro!
Mostrando postagens com marcador webcomics. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador webcomics. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Episódio IX


Página 1

Página 2

Página 3
Página 4

Página 5


Chegou agora?


Emanuel da Silva, o Chefia, é um professor universitário especialista nos mitos e lendas brasileiras. Dono de um caráter muito generoso ele anda por todos os cantos do Brasil ajudando os necessitados de diversas maneiras. Para auxiliá-lo, possui um trunfo muito especial. Um saci que capturou há muito tempo devido aos conselhos de seu velho e sábio pai. 

A dupla enfrenta desde situações mundanas como um ladrão de velhinhas, até entidades folclóricas como o Homem do Saco, sempre com muito  bom humor. As coisas começam a complicar quando a Cuca descobre que um Saci foi adestrado por um humano. Intrigada a Senhora do Medo decide  investigar...

LEIA NA ORDEM



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Preview Episódio IX


Olá pessoal! 

Essa é uma palinha do próximo episódio! Fui meio preguiçoso pra desenhar e confesso que não caprichei muito na colorização... Mas até o dia do lançamento vou aprimorando... vocês já me conhecem, né? Minha arte é assim mesmo, o importante é a mensagem...rs

Abraços!

Chegou agora? 

Os Folcloristas é uma história de magia, fantasia e aventura que se passa no Brasil nos dias atuais. Os personagens principais são a dupla Chefia e Saci que andam por diversos Estados ajudando os necessitados. Em suas aventuras eles se deparam com várias criaturas do Folclore Brasileiro e com a rica cultura desse imenso País.





segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Episódio VIII

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4

Página 5

Página 6




Olá pessoal, espero que tenham gostado do novo episódio! Depois dessa aventura, minha consideração por todos os desenhistas que atuam profissionalmente cresceu bastante, e olha que ela já era alta...rs


No próximo episódio teremos a estreia de um novo personagem o Pai Velho da Bahia, que vai contar como nascem os monstros e um pouco sobre o passado secreto da Cuca... Vejo vocês lá...


Abraços!!!


Chegou agora? 

Os Folcloristas é uma história de magia, fantasia e aventura que se passa no Brasil nos dias atuais. Os personagens principais são a dupla Chefia e Saci que andam por diversos Estados ajudando os necessitados. Em suas aventuras eles se deparam com várias criaturas do Folclore Brasileiro e com a rica cultura desse imenso País.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Episódio VII

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4
No próximo episódio teremos a espetacular conclusão desse combate! Não Perca!

Chegou agora? 


Os Folcloristas é uma história de magia, fantasia e aventura que se passa no Brasil nos dias atuais. Os personagens principais são a dupla Chefia e Saci que andam por diversos Estados ajudando os necessitados. Em suas aventuras eles se deparam com várias criaturas do Folclore Brasileiro e com a rica cultura desse imenso País.


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Com o Ligthbox ficou mais fácil curtir a webcomics



Olá Pessoal,


O Blogger está com uma nova ferramenta chamada Ligthbox. Agora não é mais necessário usar a barra de rolagem para ler toda a HQ, basta clicar em qualquer página. Uma vez que uma página é aberta no lightbox, quaisquer outras páginas do mesmo episódio aparecem como miniaturas na parte inferior, o que pode ser facilmente visualizado clicando as teclas de seta no lado esquerdo ou direito do lightbox. Este recurso é ativado automaticamente para todos os blogs, o que significa que você pode ver o lightbox em ação agora.


O que está esperando? É só clicar em um dos episódios e testar a novidade.


Atualização: A Ferramenta está passando por ajustes técnicos por tempo indeterminado.O Blogger espera disponibiliza-la  no menor tempo possível.


Atualização 13/10/2011: A ferramenta voltou a funcionar. Aproveitem!!!



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Preview do Episódio VII


Estou indo passear lá pros lados de Minas Gerais! Quando voltar pego firme no Episódio VII (e tento caprichar melhor nas cores, não sou muito bom com cores...rs)

Abraços

sábado, 6 de agosto de 2011

Descrição dos personagens I



Chefia é um cara boa praça, está sempre calmo e tranqüilo, inclusive nos momentos mais difíceis. Costuma ser amável e prestativo, ajudando todos que precisam. Porém, não se engane, ele nunca faz o tipo subserviente, e jamais se rebaixa a ninguém. Seu nome verdadeiro é Emanuel da Silva, mas apenas seu pai o chama assim.
Ele é um professor universitário especializado em mitos e lendas brasileiras. Com seu conhecimento e auxiliado pela sabedoria de seu velho pai ele capturou um Saci e passa a usá-lo para ajudar o próximo.


Saci: Na verdade, Saci é uma raça de seres mágicos (elementais da terra), semelhante aos gnomos e os duendes, mas com suas particularidades. Podem manipular a matéria em seu nível mais sutil. Entre a imensa gama de poderes que possuem, está à capacidade de entender os outros seres da floresta, o controle dos elementos, o dom de realizar desejos e o conhecimento das plantas e dos minerais. O Saci da história ainda não tem controle de todas essas capacidades, mas possui uma diferença que o torna singular. Embora os Sacis vivam aproximadamente 77 anos no plano físico, este já tem mais de 100!!! Seu verdadeiro nome é Oru.


Visual

Os personagens principais de Os Folcloristas são a dupla Chefia e Saci (Na verdade, esses são apenas seus CODINOMES). O visual do Chefia (o ser humano da imagem) é uma homenagem ao Sihing Juliano, meu instrutor de Kung Fu. Chefia é formado em História, com ênfase em mitos, lendas e cultura do Brasil. Além disso, ele é versado nos caminhos da magia (o que facilita muito sua vida ao enfrentar criaturas sobrenaturais), e é especialista na evocação e invocação de entidades astrais e espirituais.

A principio, a intenção do visual do Saci era fazê-lo como uma espécie de duende com braços muito longos. Mas depois, conversei com um amigo que alega ter visto um saci e ele me disse que eles se parecem com sombras vivas... Então aproveitei essa idéia, e o Saci da história varia de tamanho e forma dependendo da luz (o que me facilita a vida uma vez que não consigo desenhar a mesma coisa duas vezes seguida).

Para desenhar a série mensalmente, eu simplifiquei (e bastante) o traço, deixando eles com a aparência bem tosca (imaginei que seria melhor, o nível do desenho aumentar no decorrer da série, do que o contrário).

Eu não sei nada sobre coloração, tecnologias e essas coisas, consegui colorir o desenho a cima, graças aos tutoriais do Milton Kennedy, que me possibilitaram entender pelo menos o básico do GIMP. Entra no site dele que vale a pena:


Abraço Fraternal a todos que me acompanham!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Episódio V

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4
Esse episódio foi baseado numa das fábulas de Esopo, segue uma das versões dessa fábula:


A RAPOSA E O LENHADOR - Esopo
Uma raposa era perseguida por uns caçadores, quando viu um lenhador e suplicou que ele a escondesse. O homem então lhe aconselhou que entrasse em sua cabana.
De imediato chegaram os caçadores, e perguntaram ao lenhador se havia visto a raposa. 
Com a voz ele disse que não, mas com sua mão disfarçadamente mostrava onde havia se escondido. Os caçadores não compreenderam os sinais da mão e se confiaram no que disse com as palavras. 
A raposa, ao vê-los irem, saiu sem dizer nada. 
O lenhador a reprovou porque, apesar de tê-la salvo, não agradecera, ao que a raposa respondeu:
- Agradeceria se tuas mãos e tua boca tivessem dito o mesmo.

sábado, 4 de junho de 2011

Parque Nacional renasce após incêndio

Esta Semana estréia o Episódio IV dos Folcloristas que foi inspirado nesse terrível incidente. Na mesma semana que vou colocar o episódio no blog, o parque reabre... Obrigado à Providência Divina por essa grata surpresa... Segue matéria do Estadão sobre reabertura:

Parque Nacional das Emas foi fechado em agosto do ano passado depois de ter 90% de sua área queimada

04 de junho de 2011 | 17h 00
 Afra Balazina - O Estado de S. Paulo
Em 36 horas, cerca de 90% do Parque Nacional das Emas, em Goiás, foi queimado em agosto do ano passado. O fogo começou no entorno e se alastrou a uma velocidade média de 4 quilômetros por hora. A tragédia deixou animais vulneráveis à caça e, desde então, o local estava fechado para a visitação. Hoje, o dia é de comemoração dupla na unidade de conservação que tenta garantir a preservação de uma área importante do Cerrado: será reaberta ao público e completa este ano 50 anos.
Jurandir Lima/Divulgação
Jurandir Lima/Divulgação
Segundo o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, a natureza conseguiu se regenerar no período em que o parque esteve fechado. Mas, além da vegetação e da fauna, algumas estruturas foram impactadas com o incêndio, como pontes e trilhas. 
A recuperação das trilhas ainda está em andamento e elas serão abertas parcialmente. Outra atração para os visitantes, o boia-cross, esporte que envolve a descida, com boia, pelo Rio Formoso, funcionará normalmente a partir de hoje. 
A recuperação contou com a ajuda da empresa ETH Bioenergia, da Odebrecht, com investimento de R$ 500 mil em dois anos. O presidente da ETH, José Carlos Grubisich, diz que será adquirido um veículo tipo safári por meio da parceria, o que permitirá que visitantes com dificuldade de locomoção possam passear pelo parque. 

Este ano, o inverno pode ser tão seco quanto o de 2010, por causa do fenômeno La Niña. “Mas estaremos preparados”, diz Mello. Foi feito um plano de contingência e combate a incêndios e o parque contará com 35 brigadistas no pico da seca.
Atrações
O parque é bastante procurado por pessoas que têm como hobby observar aves. A área tem pelo menos 350 espécies, como arara-canindé, papagaio-galego e, claro, a ema, que dá nome ao parque. Maior ave do Brasil, a ema é parecida com o avestruz, mas tem peculiaridades. É o macho quem choca os ovos e cuida dos filhotes, por exemplo. 
A unidade de conservação abriga também animais ameaçados, como cervo-do-pantanal e lobo-guará. Outra marca do local é o fenômeno da bioluminescência – entre outubro e dezembro, larvas de vaga-lumes, que vivem em cupinzeiros, emitem uma luz esverdeada para atrair as presas. E não há cobrança de ingressos. “Só podemos cobrar entrada quando os serviços forem melhores”, diz Mello, que planeja construir ali centros de visitantes e portais de entrada.
Obrigado a todos que me acompanham e aos meus amigos espirituais! 
Terça ou Quarta posto o Episódio Completo!!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Episódio II


Página 1

Página 2

Página 3

Página 4

Página 5


Ciranda: Meu pai tem um amiguinho!

Meu pai tem um amiguinho que vive na garrafa
Ele é muito arteiro, não há nada que não faça...
Faz mil travessuras, faz muita pirraça
Da suas brincadeiras eu não acho graça...

Atazana meu cachorro, o gato e periquito
Só tem uma perna é meio esquisito
Assusta todo mundo, deixa o povo aflito
Quando agente dorme, de zoação toca um apito...

A família pegou ele, lá no interior
No sitio do vovô, tocava o terror
Foi com uma peneira e um pito sedutor
Caiu na armadilha, não era tão assustador...

Papai tirou seu goro e ele está obediente
Agora usa seus poderes para ajudar agente
Protege quem precisa, é um herói bem diferente
Quando não ta fazendo arte, deixa o mundo mais contente...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Como capturar um Saci e porque ele vive na garrafa

O s Sacis pertencem originalmente ao Reino mágico do elemento Terra.  Esse reino é habitado por diversos grupos de graus diferentes de inteligência, sendo os mais conhecidos: os gnomos, duendes, gênios e algumas outras classes de seres mágicos.  Para os habitantes desse reino se manifestar no nosso mundo físico, eles precisam assumir formas semelhantes as dos humanos, os Sacis particularmente adotam a forma mais popular de um negrinho de uma perna só.

Os espíritos da terra são os mais próximos do homem e gostam de servi-lo, quando reconhecem sua superioridade moral e espiritual. Uma vez que reconhecem a pureza do coração humano podem ensinar muitas coisas ao seu feliz proprietário.

O major Benedito de Souza Pinto nos diz brevemente como apanhar um Saci do tipo Pererê

“Para se apanhar o pererê, atira-se um rosário sobre o corrupio de vento.

Mas é o Tio Barnabé personagem do Sitio do Pica-Pau Amarelo de Monteiro Lobato, quem nos dá a descrição mais detalhada do procedimento:

“Arranja-se uma peneira de cruzeta e fica-se esperando um dia de vento bem forte, em que haja rodamoinho de poeira e folhas secas. Chegada essa ocasião, vai-se com todo o cuidado para o rodamoinho e zás! – joga-se a peneira em cima. Em todos os rodamoinhos há saci dentro, porque fazer rodamoinhos é justamente a principal ocupação dos sacis neste mundo. Depois, se a peneira foi bem atirada e o saci ficou preso, é só dar um jeito de botar ele dentro de uma garrafa e arrolhar muito bem. Não esquecer de riscar uma cruzinha na rolha, porque o que prende o saci na garrafa não é a rolha e sim a cruzinha riscada nela.

O que o sábio Tio não nos diz, é que essa garrafa deve ser escura, de preferência de cerveja ou vinho, isso porque os elementais da terra procuram o conforto da escuridão do subterrâneo ao primeiro sinal de perigo. A rolha pode ser marcada com qualquer símbolo de proteção, ou restrição de poder, como a já mencionada cruz, o pentagrama, o selo de Salomão etc.

Entretanto, é bom lembrar que a pureza moral e espiritual é pré-requisito essencial para o sucesso. Os seres elementais em geral, tentam a principio controlar e manipular qualquer humano que entrem em contato. E os 
Sacis não são exceção, eles utilizaram dos mais diversos truques para dominar seus pretensos “mestres”.

Uma vez que se convence de que o humano que o capturou é mais inteligente e possui uma força de vontade superior a sua, o Saci então, o obedecerá fielmente, mais que isso, se tornará o melhor amigo de seu 
proprietário.
Bibliografia:

BARDON, Franz. O caminho para tornar-se um verdadeiro Adepto – pela Editora Hermann Bauer
LOBATO, Monteiro. O Saci – pela Editora Brasiliense
ARAÚJO, Alceu Maynard . Folclore nacional – pela Editora Melhoramentos

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Episódio I

"Sê alerta e ativo como os Silfos, mas evita frivolidade e capricho. Sê enérgico e forte como as Salamandras, mas evita irritabilidade e ferocidade. Sê flexível e atento às imagens como as Ondinas, mas evita ociosidade e inconstância. Sê laborioso e paciente como os Gnomos, mas evita grosseria e avareza. Deste modo desenvolverás gradualmente os poderes da tua Alma e te capacitarás a comandar os Espíritos e os elementos. Pois se usares os Gnomos para satisfazer tua avareza, não mais os estarás comandando, mas eles te comandarão. Serias capaz de abusar das puras criaturas dos bosques e montanhas para encher teus cofres e satisfazer tua fome por Ouro? Degradarias os Espíritos do Fogo Vivo para servirem à tua cólera e ódio? Violarias a pureza das Almas das águas para alcovitar tua devassa luxúria? Forçarias os Espíritos da Brisa da Tarde a atender tua tolice e capricho? Saiba que com tais desejos tu apenas atrairás o Fraco e não o Forte, e que neste caso o Fraco terá poder sobre ti". - Liber Librae.

Página 1

Página 2

Página 3

Página 4
Episódio II : O Homem do Saco